Com os produtos Mosaic você atinge os melhores resultados com as culturas de hortifruti!
Quais as culturas de hortifruti?
Fazem parte da categoria de hortifruti as frutas, legumes e verduras (FLV). O termo se refere a todos os produtos de origem vegetal.
O hortifruti, em média, corresponde a 10% do faturamento do mercado brasileiro, uma parte muito significativa das vendas.
De acordo com um estudo realizado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sudeste é responsável por 40,87% do total da produção de frutas e hortaliças no país.
O setor tem como carro-chefe seis variedades principais: tomate, melancia, cebola, cenoura, alface e batata.
Em termos gerais de mercado, também segundo a CNA, somos o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia.
A produção anual ultrapassa 40 milhões de toneladas e as plantações ocupam cerca de 2,4 milhões de hectares, gerando por volta de 6 milhões de postos de trabalho diretos.
Você sabia?
3 curiosidades importantes
1.
O tomate é a cultura de hortifruti mais consumida no Brasil;
2.
São Paulo é o estado que mais produz hortaliças no Brasil, estando em Bauru a maior concentração dessa produção, que representa 5,36%, com destaque para a cultura da laranja;
3.
Os macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes (especialmente o boro) são fundamentais para o desenvolvimento das culturas.
Pragas e doenças: como evitá-las?
Muitas pragas e doenças podem atingir as culturas do hortifruti, como por exemplo:
- Mosca-branca (Bemisia tabaci);
- Ácaro-rajado (Tetranychus urticae);
- Mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis);
- Lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens);
- Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis);
- Traça-do-tomateiro (Tuta absoluta);
- Mancha-de-alternaria (Alternaria sonchi);
- Mancha-de-estenfílio (Stemphylium solani);
- Antracnose (Colletotrichum truncatum).
Para manter as pragas e doenças longe das hortas, alguns cuidados se fazem essenciais, como a adoção da rotação de culturas. Além de sempre eliminar os restos culturais após a colheita. Outro ponto importante é manter a lavoura sem plantas daninhas e demais hospedeiros de moscas e ácaros.
As culturas de FLV exigem um manejo adequado do solo e diversas correções nos índices de fertilidade para a garantia de boas safras. O magnésio e o cálcio, por exemplo, são nutrientes indispensáveis em diversas fases de desenvolvimento dessas culturas
Plantas bem nutridas apresentam maior resistência a pragas e doenças.
O melhor fertilizante para as culturas de hortifruti. Performa HF é um fertilizante de alta tecnologia com macro e micronutrientes em concentrações ideais para atender as mais variadas culturas de hortifruti.
O equilíbrio entre nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e boro, proporcionam culturas de frutos, legumes, vegetais e hortaliças mais vigorosas e produtivas.
Por ser uma combinação do MicroEssentials, do K-Mag e Aspire, Performa HF melhora o enraizamento e o arranque inicial, promove melhor desenvolvimento vegetativo, aumenta o pegamento da florada e não agride a microbiota do solo, proporcionando culturas de hortifruti mais vigorosas e produtivas.
Quem escolhe Performa colhe mais!
Tenha os melhores resultados com os melhores produtos
Mosaic Fertilizantes. Todos os direitos reservados.